DISCIPLINAS

MUS 1001 – METODOLOGIA DE PESQUISA E INTERDISCIPLINARIDADE

 

  • Ementa:

Métodos e técnicas de pesquisa em música. Pressupostos epistemológicos da pesquisa em música. Paradigmas e tendências atuais da pesquisa em música. A ética na pesquisa. Abordagens e questões teórico-metodológicas na construção do projeto de pesquisa.

 

MUS 1002 – MÚSICA, FILOSOFIA E ESTÉTICA

 

  • Ementa:

Discussão das múltiplas conexões possíveis entre Música, Filosofia e Estética, privilegiando a perspectiva histórica e a abordagem interdisciplinar.

 

 

MUS 1003 – MÚSICA E ENSINO-APRENDIZAGENS

 

  • Ementa:

Musicalidade e a sua importância no processo de aprendizagem e na formação do sujeito. Audição e expressão corporal. Expressão rítmica e prática instrumental em espaços educativos formais e não formais.

 

MUS 1004 – MÚSICA E ARTES

 

  • Ementa:

A disciplina tem como objetivo proporcionar discussões teóricas sobre estéticas artísticas contemporâneas que mesclem artes plásticas e produção musical, com base em questões como mobilidade, imersão, interatividade, redes, mídias. Adota-se, assim, uma abordagem interdisciplinar, que perpassa a concepção e a promoção de experiências cognitivas e artísticas.

 

MUS 1005 – MÚSICA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

 

  • Ementa:

Análise das identidades e das práticas docentes (particularmente no campo musical) nas dimensões ética, sócio-política e estética, buscando conferir sentidos ao ser professor e ao exercício docente. Estudo de diferentes configurações de ensino-aprendizagem de Música em espaços formais e não formais. A formação de professores como um processo permanente, em uma perspectiva crítico-reflexiva.

 

MUS 1006 – MÚSICA E CIÊNCIAS HUMANAS

 

  • Ementa:

A disciplina visa refletir sobre os fundamentos epistemológicos do conhecimento científico, de forma articulada às práticas e produções musicais, indicando a superação de uma compreensão exclusivamente disciplinar do saber. Volta-se para as abordagens de perfil inter e transdisciplinar, as quais propõem não somente uma inteligibilidade distinta sobre as experiências (na superação das dicotomias natureza/cultura, sujeito/objeto etc.), como também uma prática de ressignificação do vivido por parte do profissional do campo musical.

 

MUS 1007 – MÚSICA E AS POÉTICAS DA PERSUASÃO

 

  • Ementa:

A disciplina “O Barroco musical e as poéticas da persuasão” consubstancia-se em uma série de estudos sobre as relações estabelecidas entre música e retórica no período barroco. As diversas analogias entre as categorias que permeiam a ciência do discurso e os recursos composicionais quinhentista e seiscentista serão instrumentos de grande utilidade para a compreensão dos métodos de penetração da arte do discurso no cerne do pensamento e práticas musicais do período histórico em evidência.

 

MUS 1008 – MÚSICA E SOCIEDADE

 

  • Ementa:

Cotejamento de textos a fim de perscrutar aspectos socioculturais que denotem a emergência e consolidação da música popular urbana no ambiente pan-americano entre fins do século XIX e a primeira metade do século XX, associando a produção e circulação deste fenômeno decorrente das diásporas e trânsito de pessoas, objetos e  práticas, passando pelos processos de confrontação e frictividade dos embates entre matrizes musicais distintas e de suas (re)conciliações dadas no ambiente movediço das culturas híbridas e das identidades nacionais. Dentro destas discussões, são apontadas estratégias de análise adequadas aos fenômenos musicais apontados com especial ênfase à escuta e auralidade tendo como estratégia central a transcrição musical.