Big Band Ouro Preto – BBOP

Coordenador: Prof. Dr. Bernardo Vescovi Fabris

Bolsista: Jair Lopes dos Anjos

O projeto BBOP (Big Band Ouro Preto) resulta de ações do Curso de Licenciatura em Música da UFOP, fundamentado, em parte, pelas disciplinas MUS458, MUS459, MUS460, MUS461, MUS480 e MUS481 (grandes conjuntos instrumentais), disciplinas eletivas de cunho prático, destinadas à inserção dos alunos da graduação ao universo orquestral dedicado à música popular urbana pan-americana. O referido projeto surge como uma possibilidade de expandir a oferta dessa prática para além da participação de alunos do Departamento de Música da UFOP, incluindo instrumentistas de sopros, percussão e instrumentos harmônicos da comunidade ouro-pretana, objetivando a troca de saberes e vivências entre a Universidade, músicos e público da cidade e região.

O intuito deste projeto é o de oportunizar às comunidades acadêmica e citadina a importância da prática musical coletiva, despertando o  valor do trabalho em equipe e da cidadania, além de estabelecer uma ligação entre a realidade do estudante de música, dentro e fora da universidade, e a vivência profissional na área, estimulando as emergências profissionais de seus participantes, além de oferecer à comunidade mais uma ponte de ligação com a Universidade, seja através da participação direta de músicos no projeto ou mesmo na fruição musical resultante da realização de shows, concertos e recitais didáticos ofertados.